Contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento dos conselhos escolares como espaço democrático

Autores

  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG
  • Gislene Silva Dutra Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p35-57

Palavras-chave:

Conselho Escolar, Participação, Desenvolvimento Local, Gestão Social

Resumo

Apresenta-se uma investigação qualitativa de cunho exploratório, que se desenvolveu em duas fases. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de discutir as contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento da proposta dos conselhos escolares como espaço de vivências democráticas. Em seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a regulamentação do Conselho Escolar no Sistema de Ensino de Brumadinho, Minas Gerais. Os principais resultados alcançados demonstraram que o modelo de gestão social possui características como diálogo, participação, democratização e emancipação, que podem contribuir para o fortalecimento do CE como espaço democrático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário UNA- Belo Horizonte (MG) – Brasil. E-mail: luafonso@yahoo.com.br.
  • Gislene Silva Dutra, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte/MG
    Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA - Belo Horizonte (MG). Especialista em Educação no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho (MG) – Brasil. E-mail: gislenesilvadutra@hotmail.com.

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento dos conselhos escolares como espaço democrático. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 35–57, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p35-57. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6649.. Acesso em: 29 mar. 2024.