Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio

Autores

  • Elaine Teixeira da Silva Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Itaperuna/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p25-34

Palavras-chave:

Aprendizagem Híbrida, Idiomas, Jogos digitais

Resumo

O ensino de idiomas nos dias atuais conta com uma das ferramentas oferecidas com o advir tecnológico digital, os jogos digitais. Esse objeto é usado pela grande maioria dos alunos e seu modo atrativo permite que o aprendizado seja significante. Esse método de aprender pode ser considerado como um item de Aprendizagem Híbrida uma vez que os alunos utilizam os jogos para aprender sem a presença física do professor, favorecendo, porém, o aprendizado presencial. Para a constatação dos jogos digitais como ferramenta para o ensino de idiomas e para a Aprendizagem Híbrida, formulou-se um questionário no Google Forms contendo quatro perguntas relativas ao tema deste estudo, o qual foi compartilhado entre 67 entrevistados. É uma pesquisa quantitativa apoiada nas contribuições de Kenski (2007), Mattar (2011), Mendes (2011), Prensky (2012), Tori (2010) entre outros.

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Biografia do Autor

  • Elaine Teixeira da Silva, Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Itaperuna/RJ
    Especialista em Ensino de Língua Espanhola (UCAM) e Especialista em Estudos de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira (UniFSJ). Professora da SEEDUC/RJ – Campos dos Goytacazes/RJ e do Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ) – Itaperuna/RJ – Brasil. Email: elaine.ts@gmail.com.  

Referências

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Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 25–34, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p25-34. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6186.. Acesso em: 20 abr. 2024.