Diálogos e Reflexões sobre a Concepção de Ensino Politécnico nas Aulas de Artes: desafios e possibilidades

Autores

  • Giovane do Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Carlim Silva Paravidino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Santo Antônio de Pádua, RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p7-24

Palavras-chave:

Ensino contemporâneo da Arte, Politecnia, Formação estética, Educação para o trabalho

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as questões que dizem respeito à formação estética a partir do ensino contemporâneo da Arte numa escola onde a proposta de educação se funda nos pressupostos marxistas de educação. O nosso trabalho se propõe a realizar um estudo teórico sobre a politecnia a fim de apontar as possibilidades e impossibilidades de se trabalhar nessa perspectiva fazendo-a dialogar com o atual modelo de ensino de Arte dos últimos tempos. Nesse sentido, procurou-se analisar em que medida é possível a formação omnilateral do indivíduo, ou seja, uma formação multilateral e integral do ser humano, e como o ensino de arte pode se engajar nesse processo. Com isso, se estará buscando uma formação que possibilite a produção e fruição de três dimensões, a saber: da ciência, da arte e da técnica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovane do Nascimento, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: giovanedonascimento@gmail.com.
  • Carlim Silva Paravidino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Santo Antônio de Pádua, RJ
    Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes com licenciatura em Artes Visuais. E-mail: carlimsilva2007@gmail.com.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra. Tradução de Wolfgang Leo Maar, 2000.

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BARBOSA, Ana Mae.(org.) Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Ed Cortez, 2002.

________. (org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Editora Cortez,1997.

BITTENCOURT, Cândida Alayde de Carvalho. Arte e educação: da razão instrumental à racionalidade emancipatória. 1ª ed. (2004), 3ª reimpr. /Curitiba: Juruá, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: arte: 1° e 2º ciclos / Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2000.

CIAVATTA, M. Trabalho como Princípio Educativo. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação FioCruz, 2008.

FERRAZ, M. Heloisa e FUSARI, M.F. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de janeiro: Guanabara, 1987.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores – Excertos In: COSTA, Hélio da e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.

HOKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1980

JUNIOR, J. S. Omnilateralidade. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação FioCruz, 2008.

JUNIOR, João Francisco Duarte. Por que arte-educação? 22ª Edição. Papirus Editora. Coleção Ágere. São Paulo, 2012.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural. Livro I, Tomo I, 1985.

MARX, Karl. Textos sobre Educação e ensino. 4ª ed. São Paulo. Centauro, 2004.

médio. Brasília: MEC/Inep, 2006.

REIS, Ronaldo Rosas. Educação e Estética: ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo. SP – Cortez, 2005.

SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. In: Trabalho, educação e saúde. Fiocruz. Rio de Janeiro, 1(1):131-152, 2003.

SAVIANI, D; DUARTE, N. (Orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores associados, 2012.

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Diálogos e Reflexões sobre a Concepção de Ensino Politécnico nas Aulas de Artes: desafios e possibilidades. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 7–24, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p7-24. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/5936.. Acesso em: 19 abr. 2024.