Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações

Autores

  • Wanderson Lyrio Bermudes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Vitória, Vitória/ES
  • Bruna Tomaz Santana Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Alegre/ES
  • José Hamilton Oliveira Braga Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Paulo Henrique Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-01

Palavras-chave:

Escala, Likert, Thurstone

Resumo

Na pesquisa científica, busca-se sempre a excelência na metodologia, visto que tão importante quanto a definição do melhor método é a escolha da escala utilizada. Este estudo tem como objetivo identificar os tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Os quatro tipos de escala mais comuns são: nominal, ordinal, intervalar e proporcional. Entre as escalas de atitude utilizadas em pesquisas científicas, destacam-se a de Thurstone e a de Likert. A escala de Thurstone é utilizada para medir uma provável atitude humana sem indicar a intensidade. A escala Likert é constituída por cinco itens que variam da total discordância até a total concordância sobre determinada afirmação. Ela se difere da Thurstone devido ao grau de intensidade que abrange suas respostas e vem sendo mais usada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wanderson Lyrio Bermudes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Vitória, Vitória/ES
    Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Doutorando em Ciências Florestais (UFES) – Vitória/ES - Brasil. E-mail: wbermudes@ifes.edu.br.
  • Bruna Tomaz Santana, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Alegre/ES
    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Alegre. Mestranda em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. E-mail: brunabiologiaifes@gmail.com.
  • José Hamilton Oliveira Braga, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
    Graduado em Engenharia Florestal, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrando em Ciências Florestais (UFES) – Vitória/ES - Brasil. E-mail: eng.hamilton.braga@gmail.com.
  • Paulo Henrique Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
    Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Doutorando em Ciências Florestais (UFES) – Vitória/ES - Brasil. E-mail: engflorestalphs@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 7–20, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-01. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-01.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)