Emprego da transformada de Wavelet na detecção de falhas em rolamentos

Autores

  • Rômulo de Andrade Reis Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
  • Vinícius Augusto Diniz Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
  • Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
  • Jorge Nei Brito Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
  • André Luis Christoforo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p157-171

Palavras-chave:

Manutenção preditiva, Detecção de falhas, Rolamentos, Transformada de Wavelet

Resumo

As falhas em rolamentos são muito comuns em vários segmentos industriais. O monitoramento do estado de funcionamento através de técnicas preditivas é imprescindível para evitar que as falhas inesperadas ocorram. Dessa forma é possível aumentar a disponibilidade do equipamento dentro da planta industrial. Um dos parâmetros de monitoramento mais relevantes para avaliar a condição de trabalho de um equipamento é analisar o seu modo de vibração. Entretanto, os sinais de vibração provenientes de defeitos em rolamentos são de natureza transiente, não sendo bem averiguados pelas técnicas de análises convencionais. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar um estudo da Transformada de Wavelet, técnica recente e promissora para detecção de falhas em rolamentos, demonstrando as suas vantagens e limitações utilizando o software Matlab. Os defeitos foram inseridos em diferentes rolamentos, montados numa banca de teste. Os resultados revelam a potencialidade e viabilidade da Transformada de Wavelet, podendo ser incluída em programas de Manutenção Preditiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rômulo de Andrade Reis, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG - Brasil. E-mail: romulo.andrade.reis@gmail.com.
  • Vinícius Augusto Diniz Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
    Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG - Brasil. E-mail: viniciusadsilva@ufsj.edu.br.
  • Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
    Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG - Brasil. E-mail: plamim@yahoo.com.
  • Jorge Nei Brito, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG
    Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Santo Antônio/MG - Brasil. E-mail: brito@ufsj.edu.br.
  • André Luis Christoforo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos/SP
    Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos/SP - Brasil. E-mail: christoforoal@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Emprego da transformada de Wavelet na detecção de falhas em rolamentos. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 157–171, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p157-171. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/5839.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)