Microgeração fotovoltaica conectada à rede elétrica: considerações acerca de sua difusão e implantação no Brasil

Autores

  • Luiz Maurício Lopes de Andrade Júnior Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Luiz Fernando Rosa Mendes Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-03

Palavras-chave:

Geração distribuída, Oportunidades, Desafios

Resumo

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica aparecem como uma opção tecnológica para o atendimento à crescente demanda por energia. Este trabalho visa discutir as barreiras econômicas e técnicas e as potencialidades existentes na implantação desses sistemas no Brasil a partir da Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012.O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória para a descrição e a identificação das oportunidades e dos benefícios, bem como das dificuldades e barreiras na difusão desse tipo de sistema de geração. Assim, para a difusão da geração, faz-se necessário um esforço mútuo entre os segmentos que permeiam a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Maurício Lopes de Andrade Júnior, Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
    Tecnólogo em Sistemas Elétricas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) e Professor do IFFluminense campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: lmauricio.lopes@gmail.com.
  • Luiz Fernando Rosa Mendes, Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), campus Campos Centro e Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: lfmendes@iff.edu.br.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Microgeração fotovoltaica conectada à rede elétrica: considerações acerca de sua difusão e implantação no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 31–51, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-03. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-03.. Acesso em: 25 abr. 2024.