Arte Popular Brasileira como possibilidade de um ensino multicultural das artes visuais

Autores

  • Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Avançado São João da Barra/RJ
  • Bianka Pires André Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-08

Palavras-chave:

Artes visuais, Multiculturalismo, Arte popular

Resumo

Traçando um breve panorama das relações entre a cultura e o ensino da arte no Brasil, este artigo faz uma reflexão sobre o multiculturalismo no ensino das artes visuais através da Arte Popular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise das obras de arte citadas no texto, relacionando-as com as questões multiculturais, com destaque para a importância da arte popular como fonte de estudos multiculturais e a necessidade de lidar com essas questões dentro do âmbito escolar. Percebe-se que o assunto ainda é pouco discutido, principalmente quando se envolve a cultura popular. Conclui-se que é possível um ensino de arte multicultural por meio da abordagem da Arte Popular, pois ela permite uma aproximação maior ao universo do educando e contribui para o desenvolvimento de suas habilidades críticas, reflexivas e estéticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Avançado São João da Barra/RJ
    Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB) e Mestranda em Cognição e Linguagem (UENF). Professora de Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Avançado São João da Barra, São João da Barra/RJ – Brasil. E-mail: amanda.melo@iff.edu.br.
  • Bianka Pires André, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona. Pesquisadora colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância da Universidade Aberta do Brasil (EMIGRA/UAB). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: biankapires@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Arte Popular Brasileira como possibilidade de um ensino multicultural das artes visuais. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 109–119, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-08. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-08.. Acesso em: 25 abr. 2024.