Estudo do potencial energético dos resíduos depositados no aterro sanitário de Macaé com o uso da tecnologia de digestão anaeróbica acelerada

Autores

  • Rosana Conceição da Silva

Palavras-chave:

Lixo macaense, Impacto ambiental, Aproveitamento energético

Resumo

Este trabalho destaca a relevância da instalação de um projeto de aproveitamento da energia dos resíduos devido aos sérios impactos causados pela atual disposição destes. Apresenta as principais fontes de energia e a importância de mudança na matriz energética brasileira para uso de fontes energéticas que, além de serem menos poluentes, possam reduzir significativamente a emissão de gases tóxicos, destacando os resíduos depositados em vazadouros a céu aberto. O presente trabalho busca expor a situação dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e propõe uma alternativa para minimizar os impactos negativos causados por estes, ressaltando a situação de Macaé no ano de 2008, uma da cidade que, além de ser grande produtora de petróleo, atualmente não possui um destino de lixo adequado. Através de pesquisas das tecnologias disponíveis para a conversibilidade da energia a partir de resíduos, a tecnologia DRANCO foi escolhida para neste estudo para avaliação da viabilidade econômica, dos aspectos sociais e ambientais, no contexto de créditos de carbono e arrecadação dos royalties.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Estudo do potencial energético dos resíduos depositados no aterro sanitário de Macaé com o uso da tecnologia de digestão anaeróbica acelerada. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 128, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/262.. Acesso em: 24 abr. 2024.