Avaliação do Ruído Ambiental em uma Unidade de Armazenagem de Grãos localizada na Região Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n12019p57-69

Palavras-chave:

Ruído industrial, Higiene ocupacional, Acidentes do trabalho

Resumo

O ruído consiste em um importante risco ambiental presente na rotina dos trabalhadores em uma Unidade de Beneficiamento e Armazenagem de Grãos (UBAG). Seus efeitos mais comuns sobre o trabalhador envolvem a perda de audição, problemas no sono, problemas cardíacos, estresse tanto em casa quanto no trabalho e a dificuldade de comunicação durante suas atividades. Sendo assim, buscou-se neste trabalho investigar os níveis de ruído aos quais estão expostos trabalhadores em uma empresa de médio porte, que atua na armazenagem de grãos na região sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se primeiramente o levantamento e caracterização do local objeto de estudo. A seguir, procedeu-se à coleta dos índices de ruído. Por fim, foi feito o tratamento dos dados coletados e a discussão dos resultados. As evidências indicam que encaminhamentos de melhorias voltadas à redução da exposição a ruídos devem considerar prioritariamente elementos externos à infraestrutura da empresa, neste caso representados pelo fluxo de veículos pesados (caminhões) em suas instalações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joice Priscila Silveira Dias, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Graduanda no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: joice.priscila.dias@gmail.com.
  • Ingrid Losekan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Graduanda no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: ingrilosekan@gmail.com.
  • Tatiane Landuci da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Graduanda no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: tatylanduci13@gmail.com. 
  • Bernardo Reis Strapason, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Graduanda no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: bernardostrapason17@gmail.com.
  • Diogo Soares Gomide, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Graduando no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: diogosgomide@gmail.com.
  • Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS
    Doutor em cotutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas/RS – Brasil. E-mail: luis.franz@ufpel.edu.br.

Publicado

03-05-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação do Ruído Ambiental em uma Unidade de Armazenagem de Grãos localizada na Região Sul do Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 57–69, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n12019p57-69. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11876.. Acesso em: 23 abr. 2024.