Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula

Autores

  • Ana Paula Rangel de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Fluminense
  • Jonas Miranda Vilamar de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Fluminense
  • Karina França Bragança Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Fluminense
  • Ramon Chagas Santos

Palavras-chave:

Estimativa. Contagem. Medição.

Resumo

A estimativa é um ato praticado com frequência pelas pessoas. Aproximações de tempo, de valor e de quantidade exigem raciocínio rápido e habilidades com o cálculo mental. Em sala de aula essa prática é pouco percebida, valorizando-se os resultados exatos. Nessa perspectiva, elaborou-se uma sequência didática com o objetivo de estimular nos alunos a capacidade de estimar, por meio de atividades que envolvam a aritmética e a geometria, explorando os sentidos visual e auditivo. Neste trabalho, pretende-se apresentar os resultados obtidos pela aplicação dessa sequência, elaborada no âmbito da disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática. A sequência foi dividida em duas partes. A primeira, composta das seguintes atividades: Imagens na tela, Objetos no pote, Desafio das bolinhas, Poema e Momento da medição. Na segunda parte, os alunos participaram de uma gincana que continha as mesmas atividades,  porém em situações com outras imagens, objetos e poemas. Dessa forma, o aluno teve a oportunidade de melhorar a sua estimativa, a partir das primeiras que foram realizadas. Finalizando, foram apresentados diversos slides com situações em que a estimativa é utilizada, por exemplo, na contagem de pessoas em grandes eventos. A aplicação foi feita com trinta e nove alunos de uma turma de 9º. ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, num período de 2h30min. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a observação, as anotações no caderno de campo e as respostas dos alunos em uma avaliação, escrita, sobre o trabalho apresentado. Os resultados mostraram que, na gincana, os alunos melhoraram suas estimativas e que o trabalho foi altamente motivador. Necessita, porém, de grande comprometimento do professor na seleção e preparação de materiais. No fim, a empolgação dos alunos fez valer a pena todo o esforço.

Downloads