2011

Educação e Tecnologia - um percurso interinstitucional

Organizadores:
Adelson Siqueira Carvalho
Hélvia Pereira Pinto Bastos
Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite
Rodrigo Garrett da Costa

Sobre os organizadores:
Adelson Siqueira Carvalho possui graduação em tecnologia de automação industrial – IF Fluminense, pós-graduação em produção e sistemas – IF Fluminense, mestrado em engenharia de produção - UENF, doutorando em informática na educação UFRGS, atualmente é professor e coordenador do curso de bacharelado em engenharia de controle e automação do IF Fluminense e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Operacional do IF Fluminense atuando nas seguintes linhas de pesquisa: sistemas inteligentes, controle e automação e ensino de engenharia.

Hélvia Pereira Pinto Bastos possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia de Campos (Português-Inglês), Especialização em Linguística Geral e Aplicada (FAFIC / FVG / UNICAMP) e Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com dissertação sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas. É professora do Instituto Federal Fluminense, atuando nos Cursos Superiores de Tecnologia e na Educação a Distância. Foi presidente da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro (APLIERJ, biênio 1996-98). Suas áreas de interesse e pesquisa são: Linguística Aplicada, Linguística Computacional, Educação a Distância, Ensino de Línguas baseado na Web, Análise do Discurso. Atualmente cursa o Doutorado Interinstitucional em Informática na Educação (UFRGS).

Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (1976), especialização em Zoologia pela PUC-MG (1978), e em Currículo e Prática Educativa (2000) pela PUC-RJ; mestrado em Educação pela UFF (2004) e doutorado (em curso) em Informática na Educação do PPGIE/UFRGS. É professora de biologia do IF Fluminense campus Macaé no Ensino Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA). Suas áreas de interesse envolvem o uso de jogos na educação, Estudos Curriculares e Cognição.

Rodrigo Garrett da Costa possui graduação em Química Industrial (UFRRJ) e Licenciatura em Química (Fundação Técnico Educacional Souza Marques - RJ), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ), e doutorado (em curso) em Informática na Educação (UFRGS). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e pesquisador do Núcleo de Estudos em Física, com ênfase no estudo de conceitos químicos em ambientes informatizados.

Formato: 16x23cm

Número de páginas: 272

ISBN: 978-85-99968-16-1

Ano de publicação: 2011

Informações de como adquirir

 

"A ideia de construir esse livro surgiu a partir das pesquisas realizadas pelo grupo de doutorandos do Curso de Pós Graduação em Informática na Educação (convênio interinstitucional UFRGS-IFF-IFRJ).
Trata-se de uma coletânea de trabalhos que se pautam em perspectivas multidisciplinares e intercontextuais que, ao interpretar teorias, apresenta e discute propostas de aperfeiçoamento quanto à prática docente contemporânea.
A obra está organizada em capítulos, nos quais os autores apresentam seus diferentes pontos de vista a respeito das diversas linhas de pesquisa na área de Informática Educativa. Essa leitura rica e diversa tem o propósito de convidar o leitor a viajar pela temática da Pesquisa em Educação, com foco na indissociabilidade entre pedagogia e tecnologia, atendendo ao público mais diverso, do leigo interessado ao pesquisador experiente".


Sumário


15A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação
 Adelson Siqueira Carvalho
Dante Augusto Couto Barone
Milton Antônio Zaro
29Educação em nuvem: a computação em nuvem no contexto dos novos paradigmas educacionais
 Andre Fernando Uébe Mansur
Maria Cristina V. Biazus
Rogério Atem de Carva
43A inclusão de alunos deficientes visuais na sala de aula comum do ensino regular e os processos de ensino e aprendizagem através de estratégias de mediação entre professores-alunos-objetos de aprendizagem
 Arilise Moraes de Almeida Lopes
Rosa Maria Viccari
Liliana Maria Passerino
59Aplicação da mineração de textos na área de educação
 Breno Fabrício Terra Azevedo
Patricia Alejandra Behar
Eliseo Berni Reategui
75 Os desafios do reconhecimento do estudante talentoso intelectualmente e habilidoso academicamente
 Eliane Vigneron Barreto Aguiar
Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Eliseo Berni Reategui
91 Tecnologias na prática docente de professores iniciantes de matemática: uma proposta de formação continuada
 Gilmara Teixeira Barcelos
Liliana Maria Passerino
Patricia Alejandra Behar
111Verificação de presença social em fóruns e chats educacionais
 Helvia Pereira Pinto Bastos
Magda Bercht
Leandro Krug Wives
127Educação obrigatória: uma panorâmica histórica do mundo ocidental
 Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite
Sérgio Roberto Kieling Franco
José Valdeni de Lima
147Investigando a possibilidade de captura do estado afetivo interesse de alunos em interação com AVAS ou AOS através da visualização computacional: um estudo de caso
 Maurício José Viana Amorim
Magda Bercht
Patricia Alejandra Behar
169Educação e mobile learning: novas oportunidades
 Ricardo José dos Santos Barcelos
Liane Margarida Rockenbach Tarouco
185OASIS – a construção de objeto de aprendizagem para adictos em crack
 Rodney Cezar de Albuquerque
José Valdeni de Lima
Johannes Doll
Bárbara Tubelo Pereira
207Teoria histórico-cultural e formação de conceitos no ensino de química
 Rodrigo Garrett da Costa
Liliana Maria Passerino
Milton Antônio Zaro
227Modelo pedagógico m-learnmat: planejando atividades de m-learning em matemática
 Silvia Cristina Freitas Batista
Patrícia Alejandra Behar
Liliana Maria Passerino
247Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de eletromagnetismo
 Suzana da Hora Macedo
José Valdeni de Lima
Maria Cristina Villanova Biazus


Ficha Técnica


Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense


ReitoriaCibele Daher Botelho Monteiro
Pró-Reitoria de EnsinoFabíola de Amério Ney Silva
Pró-Reitor de Pesquisa e InovaçãoHélio Gomes Filho
Pró-Reitor de Desenvolvimento InstitucionalRoberto Moraes Pessanha (2009-2010)
 Guiomar do Rosário Barros Valdez (a partir de 2011)
Pró-Reitor de AdministraçãoClóvis Lopes
Pró-Reitor de ExtensãoEugenio Ferreira Naegele da Silva
Editora-ChefeInez Barcellos de Andrade
 
Conselho EditorialDesiely Silva Gusmão
Edinalda Almeida da Silva
Helvia Pereira Pinto Bastos
Jefferson Manhães de Azevedo
Luiz de Pinedo Quinto Junior
Maria Amelia Ayd Corrêa
Maria Inês Paes Ferreira
Pedro de Azevedo Castelo Branco
Regina Coeli Martins Aquino
Rogério Atem de Carvalho
Romeu e Silva Neto
Said Sérgio Martins Auatt
Salvador Tavares
Sergio Vasconcelos
Silvia Lúcia dos Santos Barreto
Synthio Vieira de Almeida
Vania Cristina Alexandrino Bernardo
Vicente de Paulo Santos Oliveira
Wander Gomes Ney
 
Revisão de língua portuguesaEdson Carlos Nascimento
Projeto Gráfico e DiagramaçãoAndré da Silva Cruz
Revisão Técnica e CatalogaçãoInez Barcellos de Andrade


E24

Educação e tecnologia: um percurso interinstitucional /
Organizado por
Adelson Siqueira Carvalho, Hélvia Pereira Pinto Bastos,
Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite, Rodrigo Garrett da Costa.
- Campos dos Goytacazes (RJ): Essentia Editora, 2011.

272 p.: Il.

ISBN 978-85-99968-16-1

1. Educação e Tecnologia. 2. Informática e educação.
I. Carvalho, Adelson Siqueira. II. Bastos, Hélvia Pereira Pinto.
III. Leite, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira.
IV. Costa, Rodrigo Garret da.

CDD – 372

 

Tiragem: 500 exemplares
Impressão: Clicheria Cromos Ltda. | Tel.: (41) 3021-5337 / 3021-5336

Sumário