Uma breve análise do discurso por trás dos slogans

Autores

  • Jaqueline Maria de Almeida
  • Larissa Cristina Cruz Brum

Palavras-chave:

slogans, análise do discurso e polissemia, pronomes.

Resumo

O slogan é um recurso publicitário que utiliza uma frase para divulgar um produto ou serviço. O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer as diferentes “vozes” presentes nos slogans e mostrar como elas contribuem para a sua produção do sentido. A partir dessa análise verificou-se que os efeitos de sentido que envolvem uma ideia de confiabilidade produzidos em slogans, empregando as categorias discursivas de aproximação, distanciamento por meio do uso de pronomes possessivos e outros dêiticos. Para este trabalho foram selecionados slogans, e estes foram subdivididos em 4 categorias classificadas em: Produtos de higiene e beleza, Marca (representada por um único produto), Bancos e Carros, buscando verificar e reconhecer as diferentes “vozes” presentes na propaganda e mostrar como elas contribuem para a sua produção do sentido, considerando-se as suas condições de produção, representando um discurso de afastamento ou aproximação interlocutor-cliente. Percebeu-se que os discursos analisados têm seu sentido construído pelo entrecruzamento de diversas vozes, seja por meio da heterogeneidade marcada (pressuposição, discurso indireto), seja por meio das formações discursivas de várias áreas, como administração, tecnologia, saúde beleza, etc., que transmitem uma ideia de credibilidade e confiabilidade à marca em questão.

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Publicado

26-09-2017