A importância da Dramatização em sala de aula: da teoria à experimentação cênica*

Autores

  • Clesiane Bindaco Benevenuti

Palavras-chave:

Linguagens Artísticas, Literatura, Problemas Sociais.

Resumo

O presente trabalho é o relato de uma experiência exitosa realizada em sala de aula (aulas de Literatura no 9º ano), e objetiva afirmar a importância do trabalho com dramatização, para que o professor saia da teoria para a experimentação cênica. O principal objetivo foi o de criar oportunidade para que o aluno compreendesse, através da encenação de “Maria Farrar” (com adaptações), personagem do poema de Bertolt Brecht (Sobre a infanticida Maria Farrar), a dramatização como veículo de apresentação, presentificação textual e de formação sócio-cultural, fazendo julgamentos, críticas, despertando seu interesse pela dramaturgia e pela literatura, com foco nos problemas sociais. Assim, foi possível trabalhar o teatro articulado com outras linguagens artísticas, como a música “Miséria” (Titãs), o poema “Além da Imaginação” (Ulisses Tavares), o poema “O Bicho” (Manuel Bandeira), o quadro “Os Retirantes” (Cândido Portinari) e a crônica “Na escuridão miserável” (Fernando Sabino), oportunizando o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a necessidade de levar o aluno ao contexto cultural através da informação sistematizada.

Downloads

Publicado

26-09-2017