Identidades Culturais Estabelecidas por meio da Significância Visual no Ensino de Línguas

Autores

  • Mariana Alcantara Vetromille
  • Teófilo Augusto da Silva

Palavras-chave:

Identidade Cultural, Semiótica, Etnocentrismo

Resumo

Este artigo visa discutir como a apreensão de uma gramática sígnica, por meio de recursos audiovisuais, contribui para o letramento de um indivíduo em uma língua estrangeira. Tal letramento deve ocorrer com a formação de uma concepção sobre a identidade cultural do idioma e, neste caso, nossa hipótese é de que a relação entre o conceito e o signo visual se estabelece como ferramenta prioritária neste processo. Em comparação, metodologias que se utilizem da tradução direta, e muitas vezes insuficiente, da língua estudada para a língua materna, pode tornar-se obstáculo para a verdadeira compreensão da significância atrelada à palavra, e reforçar um etnocentrismo. Para este estudo, utilizaremos os conceitos de semiótica peirceana e experiências didáticas de língua inglesa em cursos específicos.

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Publicado

26-09-2017