AS CONTIBUIÇÕES DA (SÓCIO)LINGUÍSTICA: POR UM ENSINO PRODUTIVO E REFLEXIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • GISELDA MARIA DUTRA BANDOLI

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Contribuições da (Sócio)linguística, Estudo da variação linguística.

Resumo

Embora os PCN já proponham diretrizes para o ensino de Língua calcado no estudo da linguagem como meio de expressão em situações de sociointeração, muitas vezes professores ainda mobilizam atividades de metalinguagem nas quais o aluno é convocado a descrever taxonomias, nomenclaturas e normas prescritivas, o que não favorece um ensino reflexivo da língua. Assim, o presente trabalho visa refletir sobre as contribuições de pesquisas/estudos (sócio)linguísticos que possam subsidiar um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a ampliação das habilidades necessárias para que os alunos construam crítica e reflexivamente seus textos. Como aparato teórico, recorrermos às orientações dos PCN e a autores que se inclinam para os estudos linguísticos de cunho sociolinguístico e funcionalista.

Downloads

Publicado

26-09-2017