REFLEXÃO SOBRE A (RE)CONFIGURAÇÃO DA LINGUAGEM NO AMBIENTE ON-LINE E O CONTEXTO DA SALA DE AULA

Autores

  • Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes
  • Analice de Oliveira Martins

Palavras-chave:

Linguagem, internet, sala de aula, inteligência coletiva, normose informacional.

Resumo

O artigo apresenta a perspectiva da (re)configuração da linguagem a partir da pesquisa feita para a dissertação de mestrado, com a finalidade de analisar a linguagem utilizada na rede social digital Facebook, e inquietações sobre os efeitos dessa linguagem na sala de aula. Assim, buscam-se refletir quais influências são promovidas pela (re)configuração da linguagem no ambiente on-line sobre o professor e o aluno no contexto da sala de aula. Tendo a hipótese de que a (re)configuração da linguagem no ambiente on-line potencializa a formação de sujeitos múltiplos, disseminados e descentrados em processos de identificações e as influências da internet impulsiona que os atores – professor e aluno – possam concretizar na sala de aula os aspectos da inteligência coletiva (Pierre Lévy) e da normose informacional – informatose – (Pierre Weill). Com referências a partir de pesquisas qualitativas para identificar conceitos que se entrelaçam com o tema do estudo e são fundamentais para o seu desenvolvimento, tais como a relação entre linguagem, cultura, internet e educação; cibercultura; (re)configuração da linguagem; entre outros. Como o estudo está em desenvolvimento, apresentam-se, embrionariamente, a ressonância da inteligência coletiva e/ou da normose informacional, em perspectiva teórica.

Downloads

Publicado

26-09-2017