A Busca do Ethos Criativo com Alunos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IFF a partir da Disciplina Plástica I

Autores

  • Adriano de Almeida Ferraiuoli

Palavras-chave:

Criatividade, Processo Criativo e Interação Social

Resumo

O presente trabalho científico desenvolve-se em âmbito acadêmico, relacionado ao curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal Fluminense – campus: Campos-Centro – Campos dos Goytacazes/RJ, neste contexto vem buscando a partir da disciplina Plástica I, estimular e potencializar a criatividade dos discentes a partir de suas atividades de ensino. Objetivando descobrir de que formas as vivências práticas associadas à utilização da linguagem plástica poderão desenvolver potencialidades estéticas, colaborando para a formação integral de sujeitos históricos. Com uma metodologia baseada na abordagem qualitativa, de pesquisa-ação e observação participante. Tendo como categoria: a criatividade e o processo criativo e a interação social. Como primeiros resultados da pesquisa identificamos: interesse e curiosidade, uso da criatividade, interação social, improvisação, imaginação, sensibilidade, identificação, ludicidade e descontração. Como prelúdio de futuras descobertas, encontramos nas experiências expressivas desenvolvidas em sala de aula um espaço transformador, despertando um entrelace das relações cognitivas na busca de soluções estéticas. A disciplina Plástica I vem se revelando como uma linguagem estética, que utiliza da expressão artística e criativa. Apresentando-se como um recurso didático transformador para a o Ensino de Arquitetura e Urbanismo, capaz de favorecer significativamente no desenvolvimento da criatividade, percepção, estética e interação sociocultural dos discentes.

Downloads

Publicado

26-09-2017