POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Autores

  • Vanessa de Castro Bersót Pereira
  • L. Azevdo

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Políticas Educacionais, Práticas docentes para a alfabetização

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar as políticas de formação contínua deprofessores no contexto da reforma educativa, buscando compreender a relação professor, formaçãocontinuada e políticas de formação. Com essa perspectiva, utilizamos a abordagem qualitativa depesquisa, adotando os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica do tema, coleta de dados emescolas da rede publica municipal, elaboração de questionários para as entrevistas com osprofessores das escolas, acerca dos cursos para a melhoria da prática de alfabetização nas sériesiniciais do ensino. Constata-se que, sob os mais variados ângulos, são enfatizadas pelas Secretariasde Educação Municipal as situações de conflito e contradições das relações entre professor e asdesigualdades estruturais no Brasil. Nessa pesquisa, a opção é contemplar, em especial à dimensãopedagógica, enfatizando o trabalho docente embora não separe essa dimensão de outras que dizemrespeito às políticas de valorização profissional do magistério.

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