A IMPORTÂNICA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, A PARTIR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS

Autores

  • L. R. Pessin
  • M. T. Nascimento

Palavras-chave:

Professores, educação, alunos, aprendizado

Resumo

O trabalho avaliou a importância e eficácia das aulas práticas no ensino de ciências, comfoco em Botânica. Esta avaliação foi realizada por aplicação de uma prova pós-aula com perguntasobjetivas sobre o tema de aula a 127 alunos. Estes alunos foram distribuídos em Turmas Controle:alunos que receberam aulas teóricas e Turmas Experimentais: alunos que receberam aulas teóricopráticas.Para avaliar se os professores utilizam aulas práticas com conteúdo de Botânica, aplicou-sequestionários para 12 professores que assim como os alunos eram provenientes de duas escolas darede pública estadual do Rio de Janeiro. O trabalho mostrou que, atualmente, os professores deCiências e Biologia ministram a Botânica de maneira formal, com pouca ou nenhuma utilização deaulas práticas. Também buscou verificar quais recursos são utilizados no estudo das plantas, comque regularidade são feitas aulas práticas, caso essas sejam oferecidas, e se existe algum recurso naescola para serem desenvolvidas aulas práticas de Botânica. Por fim, o trabalho mostrou que aulaspráticas auxiliaram na compreensão do conteúdo pelos alunos e possibilitaram desenvolver aimaginação e o senso crítico dos mesmos.

Biografia do Autor

  • L. R. Pessin
    UENF/Herbário
  • M. T. Nascimento
    UENF/Laboratório de Ciências Ambientais

Downloads