SIMULAÇÕES NUMÉRICAS E ANIMAÇÕES EM EXCEL PARA AS LEIS DE NEWTON E LEIS DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO E ENERGIA

Autores

  • Luiz Carvalho Braga
  • Ully Hashimoto Mayerhofer

Palavras-chave:

Dinâmica, Planilha Excel, Simulação|

Resumo

Os alunos do ensino médio demonstram dificuldades no entendimento de temas relacionados à dinâmica. A insegurança com a disciplina física deve ser quebrada com experimentos ou simulações computacionais, que facilitem a visualização e a compreensão dos movimentos. A proposta desse projeto é a produção de planilhas ou programas que simulem movimentos estudados pela dinâmica, para que possam ser utilizados como instrumentos pedagógicos.Houve inicialmente um período de estudos dos recursos da planilha Excel e de técnicas de simulação de movimento. Passaram a ser analisadas as bases teóricas de cada movimento trabalhado, envolvendo professores e alunos, tentando identificar questões, conceitos e temas relativos aos movimentos que se mostrem de maior complexidade para o aluno e aquelas em que os professores tenham dificuldade em transmitir por falta de um recurso pedagógico adequado. O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de simuladores e roteiros de experiências para cada movimento trabalhado.Os simuladores foram desenvolvidos com sucesso. Mas, além disso, permitiram a familiarização com a planilha Excel, seus recursos e a linguagem de programação Visual Basic. Houve também o exercício do pensamento lógico e de conceitos básicos de estatística. Os simuladores facilitam a compreensão do aluno, além de melhorar a visualização das conseqüências da variação de dados iniciais em cada um dos casos estudados.O Excel é um aplicativo de fácil acesso e, com os recursos gráficos que oferece e a implementação da lógica, exige um esforço de programação mínimo. Com relação aos simuladores desenvolvidos, a reação positiva das pessoas que tiveram acesso aos mesmos indica que estamos no caminho certo.