TECNOLOGIA DE VEÍCULOS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

Autores

  • Paloma Flôr Antunes
  • M. A. Cruz Moreira
  • P. A. Leboeuf
  • J. A. M. Santos

Palavras-chave:

Maglev, mancais, motor

Resumo

O presente projeto tem como objetivo o estudo dos trens de levitação magnética (Maglev), e o desenvolvimento de tecnologias associadas aos mancais magnéticos aplicados como suspensão desses veículos de transporte sobre trilhos. Os principais métodos de levitação magnética de trens são: A. Levitação Eletrodinâmica (EDL). B. Levitação Eletromagnética (EML). C. Levitação por indução magnética. D. Levitação Magnética Supercondutora (SML).O estudo está sendo realizado no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Fluminense (IFF), no Campus Macaé. O projeto foi dividido em duas partes: 1. Levantamento de dados. Foram pesquisados os benefícios e os impactos que o Maglev traz para o ambiente. Foram feitos levantamentos a respeito da manutenção do Maglev-Cobra, que utiliza a SML. E, para se compreender melhor como funciona uma cadeia de Halbach, usado na levitação por indução magnética, foi criado um pequeno modelo dessa cadeia. 2. Construção de um protótipo do Maglev. A princípio estamos contruindo o trilho que irá servir como plataforma de teste para os diferentes tipos de mancais de levitação, citados acima.Foram criados trilhos experimentais para um melhor aproveitamento no futuro, em cuja construção nos baseamos na linearização do enrolamento de um motor de indução trifásica. Definido o tipo de motor a ser empregado para a construção dos trilhos de teste, foi possível a criação de dois trilhos distintos, um de madeira e um de aço. O trilho de madeira adapta-se ao emprego no circuito de campo do motor, situado no veículo, de ímãs montados em Cadeia de Halbach. O trilho de material ferromagnético corresponde a uma solução clássica, que atende aos demais arranjos possíveis de instalação dos polos no carro.Uma vez confirmada a viabilidade de acionamento elétrico desses protótipos construídos a partir da planificação de um motor rotativo preexistente, pretende-se projetar e construir protótipo específico para os testes futuros com os mancais.