DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Autores

  • Paola Martins Siqueira
  • Mikelle Rodrigues de Almeida
  • Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Prática Pedagógica, Objeto de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho proporcionou a pesquisa e o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) em flash a ser oferecido para professores do Ensino Médio.O planejamento do OA pode ser definido em quatro etapas principais para o seu desenvolvimento: concepção do projeto, planificação, implementação e avaliação. Para a elaboração do OA é desenvolvido um storyboard, o qual descreve uma situação contextualizada envolvendo o conteúdo proposto, sendo este composto de teoria, atividades algébricas e contextualizadas, cuja representação é definida por uma sequência de telas que comporão o OA. Após a elaboração do storyboard, o OA passa pela fase de implementação, no qual o bolsista de design gráfico e flash reproduzem com ilustrações e animações, as telas do OA.Este trabalho proporcionou o desenvolvimento de um OA intitulado Crescimento Exponencial.Espera-se que o OA desenvolvido possibilite aos professores de Matemática do Ensino Médio, ao fazerem uso desse recurso, complementar suas aulas resultando na construção de novos conceitos e aprendizagem por parte de seus alunos.