UM ESTUDO PRELIMINAR DE CONCEPÇÕES NO CONTEXTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Amanda Tavares Mota
  • Martha Rodrigues Oliveira
  • Juliana Tamy Bitencourt
  • Marcus Vinicius Fideles Nogueira
  • Renata Lacerda Caldas Martins

Palavras-chave:

Ciências, Avaliação, Interdisciplinaridade

Resumo

Do ponto de vista do ensino de Ciências, a importância deste tema reside no fato de que é durante sua formação que os alunos, entram em contato pela primeira vez com a discussão sobre avaliação e interdisciplinaridade em uma situação de ensino formal. Os futuros professores ensinarão e avaliarão a aprendizagem de conceitos científicos. Por isso, o objetivo inicial deste trabalho foi examinar a formação de professores do IFF no âmbito do curso LCN, o qual irá atuar no ensino de Ciências.O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira com uma revisão bibliográfica sobre pesquisas nos seis últimos anos (2004-2009) desenvolvidas no âmbito das licenciaturas sobre avaliação e interdisciplinaridade. Dos setenta e um artigos pesquisados, trinta e dois foram selecionados por estarem em consonância com o objetivo do projeto. Na segunda etapa com a utilização de um questionário investigativo foram analisadas as respostas de 31 professores do curso LCN. Com a intenção de verificar se o reflexo dessas concepções tem produzido na aprendizagem disciplinar, modelos cientificamente corretos, valores e atitudes de um trabalho interdisciplinar que tem por tema centralizador a ciência.Dos 31 professores questionados 15 tinham mais de 10 anos de docência. Quando questionados a respeito da avaliação 87,3% consideraram que avaliar é uma forma de verificar se os objetivos foram alcançados. Para 87,10% dos professores é preciso mesclar várias formas de avaliação e 61,29 % retoma (raramente) o conteúdo após as provas por causa do extenso cronograma de aulas. Quanto à interdisciplinaridade no curso de LCN, 48,39% dos professores concordam que os alunos do curso estão mais capacitados para enfrentar problemas que transcendem os limites de uma disciplina. E 29,03% afirmam que a busca constante pela interdisciplinaridade resulta na perda de conteúdos bastante específicos.Segundo os resultados apresentados os professores de LCN do IFF utilizam outros métodos avaliativos, mas as provas ainda são as principais ferramentas de avaliação. Apesar de não terem uma formação interdisciplinar eles buscam alternativas para seguir esse modelo e formar professores diferenciados.