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DESENVOLVIMENTO E AVALIA√á√ÉO DE UM LABORAT√ďRIO VIRTUAL DE ENSINO DE CI√äNCIAS (LAVEC) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA√á√ÉO CI√äNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

Rodrigo Garrett da Costa, Diogo Florencio Pessanha, Samila C. Chagas do Ros√°rio

Resumo


INTRODUÇÃO:
O estudo faz parte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento no n√ļcleo de F√≠sica do Instituto Federal de Educa√ß√£o Ci√™ncia e Tecnologia Fluminense para atender aos alunos do curso de Ci√™ncias da Natureza (Licenciatura em Qu√≠mica, F√≠sica e Biologia), e prop√Ķe a constru√ß√£o e avalia√ß√£o de um site intitulado Laborat√≥rio Virtual de Ensino de Ci√™ncias (LAVEC).
Segundo Games (1998), o LAVEC pode ser classificado como um software hiperm√≠dia, por apresentar uma forma n√£o linear de armazenamento e recupera√ß√£o de informa√ß√Ķes baseada no uso de hyperlinks. Um software hiperm√≠dia √© formado por um hipertexto que possibilita
a liga√ß√£o de partes das informa√ß√Ķes em diferentes m√≠dias, como figuras, v√≠deos e anima√ß√Ķes.
O Laborat√≥rio Virtual est√° sendo desenvolvido a partir das t√©cnicas descritas no HMT (Hypermedia Modeling Technique) propostas por Nemetz (1995). Essas t√©cnicas buscam auxiliar a fase de modelagem e projeto de aplica√ß√Ķes hiperm√≠dia, a partir de quatro modelos para descrever uma aplica√ß√£o: modelo de objetos, modelo de hiperobjetos, modelo de interface e modelo navegacional.
Sua utiliza√ß√£o poder√° ocorrer atrav√©s de um link na p√°gina oficial da escola, onde os alunos ter√£o acesso ao hiperdocumento que estar√° armazenado no servidor web. Pretendemos com isso alcan√ßar os seguintes objetivos: (1) oferecer aos alunos um material complementar √†s aulas pr√°ticas presenciais de laborat√≥rio; e (2) estimular discuss√Ķes e promover o uso das ferramentas computacionais na disciplina.

METODOLOGIA:
O primeiro momento da pesquisa compreendeu a fase de leitura e levantamento bibliogr√°fico sobre o tema Objetos Digitais de Aprendizagem. Uma vez definidos nossos
objetivos, estudamos sobre a aplica√ß√£o das ferramentas dispon√≠veis gratuitamente na internet, como o NVU e o Ulead COOL 3D¬ģ no desenvolvimento do site e das anima√ß√Ķes em 3D. Finalizada essa etapa, o Laborat√≥rio Virtual foi apresentado aos alunos para uma primeira avalia√ß√£o quanto √†s suas caracter√≠sticas de usabilidade, e tamb√©m quanto √† qualidade do seu conte√ļdo e do material disponibilizado. A avalia√ß√£o consistiu na aplica√ß√£o
de um question√°rio com perguntas fechadas e abertas, adaptadas do trabalho de Lima (2000), com base em crit√©rios de qualidade desej√°veis em softwares e nas heur√≠sticas de Nielsen (1994). As op√ß√Ķes de respostas foram identificadas de 0 √† 4, em ordem crescente de
satisfação.
As respostas do question√°rio, ao serem analisadas, deram origem a uma ampla discuss√£o no grupo, que buscou ponderar as altera√ß√Ķes sugeridas pelos alunos para aperfei√ßoamento do hiperdocumento quanto ao seu conte√ļdo e funcionalidades. T√£o logo os ajustes tenham sido efetuados, pretende-se aplicar o LAVEC nessa mesma turma com base uma estrat√©gia pedag√≥gica baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003). Essa Teoria prop√Ķe um modelo para o processo de assimila√ß√£o de novas informa√ß√Ķes na estrutura cognitiva presente no aprendiz de modo que a estrutura cognitiva j√° existente facilite a aprendizagem, pois serve de √Ęncora para a subsun√ß√£o de novas informa√ß√Ķes.


RESULTADOS:
Em rela√ß√£o aos crit√©rios de usabilidade analisados no hiperdocumento, obteve-se 66% de aprova√ß√£o m√°xima entre os entrevistados, o que na classifica√ß√£o de Lima (2000) sugere que o hiperdocumento seja recomendado para uso. Quando perguntados se o site era interessante, todos os entrevistados foram un√Ęnimes em afirmar que sim. A respeito da adequa√ß√£o dos conte√ļdos dispon√≠veis em fun√ß√£o dos seus conhecimentos pr√©vios no assunto, 60% dos alunos afirmaram que a linguagem est√° de acordo. Quanto √†s expectativas criadas em rela√ß√£o ao laborat√≥rio Virtual, 60% dos entrevistados afirmaram que ele atendeu perfeitamente ou satisfatoriamente, enquanto que 30% julgaram ter sido parcialmente atendidos. Os 10% restantes consideraram que o hiperdocumento n√£o atendeu √†s expectativas. A import√Ęncia no uso do Laborat√≥rio Virtual como forma de complementar as atividades presenciais foi confirmada por 80% dos alunos, que o consideraram necess√°rio, enquanto que 20% entenderam que o site pode ser √ļtil em alguns casos. Algumas propostas de melhorias sugeridas pelos entrevistados dizem respeito √† cria√ß√£o de mecanismos que possibilitem a interatividade dos usu√°rios, como por exemplo, f√≥runs de discuss√£o e ferramentas de software colaborativo. Tamb√©m foi solicitado que se aumente a
quantidade de informa√ß√Ķes dispon√≠veis no hiperdocumento, como conte√ļdos, links e artigos.
Questionados sobre as dificuldades encontradas durante a navegação no Laboratório Virtual, alguns alunos afirmaram que, devido ao sistema de busca no hiperdocumento estar
inoperante, seu uso foi prejudicado. Outra quest√£o levantada diz respeito √† falta de refer√™ncia em alguns textos acrescentados no hiperdocumento. Nesse aspecto, as modifica√ß√Ķes j√° est√£o sendo providenciadas.


CONCLUS√ēES:
Os resultados preliminares obtidos através do questionário de satisfação dos usuários indicam uma boa aprovação dos alunos, no que diz respeito aos critérios de usabilidade e
qualidade das informa√ß√Ķes do hiperdocumento. Nesse sentido, as respostas coletadas atrav√©s da entrevista trouxeram uma grande contribui√ß√£o para o aperfei√ßoamento do hiperdocumento, que busca atender aos anseios dos alunos quanto ao uso do Laborat√≥rio Virtual. A relev√Ęncia desse estudo foi constatada atrav√©s dos depoimentos tomados dos alunos e tamb√©m da professora da disciplina, que foi bastante favor√°vel √† continuidade e amplia√ß√£o do projeto.
Como proposta de trabalho futuro, pretende-se utilizar o Laboratório Virtual em paralelo com as aulas práticas de bancada, para que se possa fazer uma avaliação a respeito da sua contribuição na aprendizagem dos significados e das técnicas pertinentes.

Palavras-chave


Laboratório Virtual; Ensino de Ciências; Hiperdocumento

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