Apresentação

As revistas têm, em geral, um caráter fiel ao étimo árabe, qualseja, ‘al-mahazen’, que significa ‘armazém’ ou ‘depósito de mercadoriasvariadas’, pois diferentemente dos livros que são monotemáticos,geralmente contemplam vários temas, áreas e assuntos.

O IFFluminense apresenta, assim, em sua publicação Cadernosda Extensão, o resultado dos projetos que receberam menção dedestaque no I Encontro de Extensão do IFFluminense em novembrode 2013, aqui ‘armazenados’ em Artigos, por área, em formato deRelatos de Experiência Extensionista, que mostram a abrangência daExtensão no Instituto.

Considerando a territorialidade do Instituto e a diversidade desaberes concebida no âmbito do Projeto, vários campi participaramdeste primeiro número, editado pela Editora Essentia, do IFFluminense,caracterizando novo e promissor espaço de Extensão e Cultura.

Em páginas pontuadas pela diversidade de temas, metodologias,resultados e campos de atuação em que se efetivam a Extensãoe a Cultura no Instituto, destacam-se as abordagens sobre Educação,Cultura, Trabalho, Tecnologia e Produção, Ambiente e Saúde, emcuidadoso tratamento de seus articulistas, comprometidos com asreflexões, conceitos e relatos presentes neste volume, trazendo àtona a função social dos Institutos: a produção do conhecimentoimbricados e relacionada às urgências e demandas das populações,sobretudo, daquelas que se encontram em terras fluminenses.

É pretensão do IFFluminense publicar seu Cadernos daExtensão com periodicidade anual, tendo como compromissoconsolidar o conhecimento, por meio de ações extensionistas,valorizadas como uma dimensão fundamental e indispensável doprocesso de formação no IFFluminense e de pertinentes diálogoscom outros segmentos da sociedade.

Compartilhamos este número com nossos leitores, sem ceder aosdesafios que incluem a luta, a reiteração, a expansão de direitos sociais ea compreensão dos desdobramentos, no âmbito dos Institutos Federais.

Reflitam, refletimos, página a página, sobre a possibilidade decontribuição do IFFluminense nos processos de formação humanaintra e extramuros, na ampliação dos direitos sociais, na expansãoda cidadania a camadas mais amplas da sociedade, assim como nodesenvolvimento de políticas públicas coerentes, fundamentadas nodiálogo com as questões sociais de nosso tempo.

 

Luiz Augusto Caldas Pereira

Reitor do IFFluminense

ISSN Eletrônico: 2447-8180

ISSN Impresso: 2446-8495