Projeto Letras e Músicas – Construindo Sentidos

Autores

  • Anete Ribeiro da Gama
  • Karine Soares de Souza Silva Barreto
  • Tarsila Maria da Silva Moraes
  • Bruno Ribeiro dos Santos
  • Laís Winie da Silva Rosa
  • Larissa Alves Gomes da Silva

Resumo

Este trabalho visa relatar a experiência de alfabetização de adultos associada à inclusão digital, desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) campus Campos Guarus pelo projeto de extensão Letras e Músicas – Construindo Sentidos. Cada vez mais, a sociedade exige indivíduos letrados e que saibam utilizar as novas tecnologias. Porém, muitas pessoas, principalmente nas faixas etárias mais avançadas, não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, o que dificulta ainda mais a utilização de tecnologias. Estas pessoas buscam, então, novas oportunidades de aprendizagem. O projeto foi criado e colocado em prática em 2014, visando atender à demanda apresentada nos projetos já existentes no campus Campos Guarus voltados para a terceira idade e nos cursos do Programa Mulheres Mil, a partir da identificação de adultos desejosos de aprender a ler e escrever. Inicialmente, foram utilizados os materiais produzidos pelo Projeto Mil Textos Trinta Palavras (PMT30P), desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Educação e Linguagem (LEEL) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Utilizaram-se os métodos fônico e psicolinguístico, visando contemplar a diversidade. Desde a primeira aula, os participantes tiveram experiências com editor de textos. O desejo de aprender é estimulado pela constatação do próprio desenvolvimento, o que tem gerado efeito positivo sobre a autoestima dos participantes, que demonstram grande interesse e trazem amigos para o projeto. As atividades são realizadas em quatro encontros semanais de noventa minutos. Apesar da frequência irregular de muitos participantes, o índice de evasão é baixo. Todos os participantes estão se desenvolvendo bem, embora em ritmos diferentes, devido às diferenças individuais, principalmente em relação à possibilidade de manter uma boa assiduidade. Foi possível perceber a importância da organização de horários e conteúdos de forma mais flexível, além do acompanhamento individualizado, para que maior número de adultos tenha acesso a (e permaneça em) projetos e programas educativos. Evidenciou-se também a possibilidade de se trabalhar a alfabetização de forma associada à inclusão digital, o que contribui para aumentar o interesse dos participantes e melhorar sua inserção na sociedade.

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Publicado

08-12-2017

Edição

Seção

Educação