Ensino de Matemática com abordagens lúdicas

Autores

  • Luciano Cordeiro de Oliveira
  • Layra de Oliveira Silva
  • Marcella Moraes de Paula

Resumo

O ensino da matemática tem se tornado algo cada vez mais difícil para os professores. A falta de interesse dos alunos dificulta o processo de aprendizagem, e por isso o ensino lúdico é considerado como uma ferramenta essencial e eficaz para o melhor entendimento da disciplina. O ensino lúdico proporciona o melhor desenvolvimento de conceitos matemáticos, estimulando a imaginação, a atenção, a memorização e vários aspectos de extrema importância para o crescimento do aluno na disciplina. O objetivo do projeto foi destacar para os alunos do ensino médio a importância da matemática no nosso dia a dia, facilitando a compreensão de problemas matemáticos, o desenvolvimento de estratégias, a imaginação e a criatividade dos alunos, além de incentivar o trabalho em equipe. Foram realizadas visitas em escolas públicas próximas ao Campus Campos Guarus, aplicando atividades lúdicas desenvolvidas em conjunto com os bolsistas, em formato de fichas de aprendizagem. Esse processo facilitou a compreensão dos conteúdos abordados, despertou o interesse do público-alvo e demonstrou a carência de novos métodos que condizem com o momento vivenciado por esses alunos.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Edição

Seção

Educação