Estudo das cotas de inundação em canais urbanos de pequenas bacias hidrográficas, próximas a áreas estuarinas, sob efeito de marés

Autores

  • Luciano Vilas Bôas IFFluminense
  • Jader Lugon Jr. IFFluminense
  • Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p119-130

Palavras-chave:

Inundação. Canais. Marés. Chuvas. Estuário.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados gerados por modelo hidrodinâmico aplicado ao canal do Capote localizado na área urbana de Macaé/RJ e avalia as inundações decorrentes de picos de chuvas na microbacia e as marés de sizígia em seu estuário. O software utilizado inclui um algoritmo na forma implícita de quatro pontos para resolução das equações completas de Saint-Venant pelo método das diferenças finitas, com aproximações para ambas as derivações: temporal e espacial, originadas da continuidade e momento. A solução para a taxa de escoamento e elevação da superfície líquida foi então obtida para tempos e distâncias incrementais ao longo do canal. A partir das informações topobatimétricas disponíveis, foi construído um modelo digital de terreno, calibrado, medindo-se as variações limnimétricas do canal e vazões, e comparando-se os dados observados e simulados para as condições de picos e baixas. Os modelos simularam diferentes cenários, com ênfase principalmente naqueles que foram gerados sob regime de alta vazão, por representarem situação mais crítica do ponto de vista ambiental e do interesse deste trabalho. Os resultados mostraram que, para essas condições, áreas importantes próximas a esse canal serão inundadas.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Vilas Bôas, IFFluminense
    Metre em Engenharia Ambiental - IFFluminense. Pesquisador Independente.
  • Jader Lugon Jr., IFFluminense
    Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professor do Instituto Federal Fluminense.
  • Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    PhD pela School of Marine Science and Technology - University of Newcastle Upon Tyne (2003). Professor Associado do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Estudo das cotas de inundação em canais urbanos de pequenas bacias hidrográficas, próximas a áreas estuarinas, sob efeito de marés. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 119–130, 2016. DOI: 10.19180/2177-4560.v10n22016p119-130. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/9557.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>