Construindo o futuro: juventude e cidadania na gestão das águas

Autores

  • Virgínia Villas Boas Sá Rego UCAM-Nova Friburgo

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p91-101

Palavras-chave:

Juventude. Gestão dos Recursos Hídricos. Educação Ambiental. Comitê de Bacia Hidrográfi ca dos Rios Macaé e das Ostras.

Resumo

Atualmente, a formulação de políticas voltadas para a juventude é uma preocupação nacional e internacional, pois a participação dos jovens no cenário político e no gerenciamento dos recursos hídricos é relativamente pequena. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, responsável pela gestão da Região Hidrográfica VIII do estado do Rio de Janeiro, considera essencial ampliar a mobilização e a participação social para efetivar a gestão integrada, descentralizada, participativa e democrática das águas, estimulando o protagonismo juvenil e promovendo a formação e a capacitação de novos atores. Orientado por uma visão processual, que considera a complexidade da realidade socioambiental, pretende-se, aqui, relatar algumas ações e projetos desenvolvidos nacional e internacionalmente para os jovens. Pretende-se, também, apresentar a proposta de Educação para a gestão ambiental e dos recursos hídricas do Comitê de Bacia Hidrográfi ca dos Rios Macaé e das Ostras, que, orientada por uma perspectiva crítica e transformadora, busca fornecer ferramentas e possibilitar a construção de conhecimentos indispensáveis para o fortalecimento da democracia e da cidadania. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia Villas Boas Sá Rego, UCAM-Nova Friburgo
    Doutora em Ciências - PPG-MA/UERJ. Mestre em Educação - PUC-RJ. Socióloga, Licenciada em Ciências Sociais - PUC-RJ). Professora aposentada da rede pública estadual-RJ.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Construindo o futuro: juventude e cidadania na gestão das águas. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 91–101, 2016. DOI: 10.19180/2177-4560.v10n22016p91-101. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/9555.. Acesso em: 19 abr. 2024.