A aula-campo como recurso para educação ambiental: uma análise dos ecossistemas costeiros do sul do Espírito Santo ao litoral do município de São Francisco de Itabapoana, RJ

Autores

  • Gisele da Silva Gonçalves
  • Hamilton Cassiano Dias
  • Ricardo Pacheco Terra

Palavras-chave:

Aula-Campo. Educação Ambiental. Ecossistemas Costeiros.

Resumo

O presente artigo refere-se aos resultados de uma atividade de aula-campo realizada na disciplina “Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”, no curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do IF Fluminense/Campos. A aula foi realizada na zona costeira situada entre o sul do Espírito Santo até o município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância do estudo do meio como recurso didático. A análise proporcionou um conhecimento sobre a geomorfologia local, uso e cobertura vegetal, com ênfase na importância dos ecossistemas. As conclusões apontam para a relevância da aula-campo como estratégia de ensino e sensibilização ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele da Silva Gonçalves
    Licenciada em Geografia e Pós-Graduanda em Educação Ambiental IFF campus Campos Centro
  • Hamilton Cassiano Dias
    Mestrando em Engenharia Ambiental IFF /Campos e Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
  • Ricardo Pacheco Terra
    Mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro,UENF, Brasil. Graduado em Zootecnia pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, UFFRJ. Professor Orientador do IF Fluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A aula-campo como recurso para educação ambiental: uma análise dos ecossistemas costeiros do sul do Espírito Santo ao litoral do município de São Francisco de Itabapoana, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–112, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100005.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)