Ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanente: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes, RJ

Autores

  • Frank Pavan de Souza

Palavras-chave:

Áreas de Preservação Permanente. Gestão Ambiental. Desenvolvimento Econômico. Regularização Fundiária.

Resumo

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são constantemente ocupadas de modo irregular pela população, seja para estabelecimento de moradia, seja para desenvolvimento de atividades econômicas empresariais. No município de Campos dos Goytacazes-RJ, essas áreas têm sido ocupadas frequentemente desde quando os produtores de usinas sucroalcooleiras passaram a utilizar terras de propriedade do Estado para cultivar a cana-de-açúcar necessária à produção de álcool, melado e açúcar. Este artigo apresenta aspectos do desenvolvimento econômico do município, relata o histórico da evolução urbana com as ocupações dos espaços públicos, e ainda apresenta discussão acerca da regularização fundiária em Áreas de Preservação Permanente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Frank Pavan de Souza
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil, onde atua como Professor e Pesquisador. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanente: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 37–56, 2011. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100002.. Acesso em: 28 mar. 2024.