Análise do uso do solo no Parque Estadual da Lagoa do Açu, Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Maxoel Barros Costa Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
  • Vicente de Paulo Santos Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n22017p31-45

Palavras-chave:

Parque Estadual da Lagoa do Açu. Restinga. Uso das terras. Preservação ambiental.

Resumo

A vegetação de restinga da região Norte Fluminense teve grande parte de sua extensão eliminada a partir da colonização, que substituiu a vegetação nativa pelo cultivo canavieiro seguido de expansão agropecuária. O Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) foi criado com o objetivo de preservar parte do ecossistema de restinga remanescente, assim como campos úmidos, banhados e lagoas costeiras, reminiscentes dos ecossistemas que compunham a região antes de sua degradação. De modo a ter uma melhor caracterização da área delimitada para a sua implantação, o presente trabalho tem como objetivo o mapeamento do uso do solo no parque. A classificação foi realizada mediante classificação supervisionada com interpretação visual pixel a pixel e aplicando a máxima verossimilhança. Foram consideradas as seguintes categorias: água, solos úmidos, vegetação, solos expostos e pastos. Os resultados obtidos foram condizentes com a realidade observada em campo. Observou-se que a maior porcentagem de cobertura do solo é composta por pastagens (27,8%), seguida de áreas alagadas (25,74%) e úmidas (22,22%). Aproximadamente 15,97% da área do parque é coberta por vegetação, caracterizada principalmente por restinga. Grande parte da área do parque encontra-se desprovida de cobertura vegetal, sendo necessária a sua recomposição, principalmente a das áreas de preservação permanente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maxoel Barros Costa, Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
    Analista Ambiental, Instituto Estadual do Ambiente Mestrando, Instituto Federal Fluminense
  • Vicente de Paulo Santos Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campus Rio Paraíba do Sul

Downloads

Publicado

28-12-2017

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Análise do uso do solo no Parque Estadual da Lagoa do Açu, Campos dos Goytacazes/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 31–45, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n22017p31-45. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/8963.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)