Análises de monitoramento físico-químico e microbiológico da laguna de Iquipari

Autores

  • Rafael Batista Justino INEA
  • Maria Alice Manhães dos Santos INEA
  • Isadora Mérida Aguiar Longo IFFluminense
  • Mariana Rodrigues Almeida INEA.
  • Raiany de Abreu Tinoco Luz Prefeitura de Campos
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n22017p47-57

Palavras-chave:

Análise físico-química. Coliformes. Laguna de Iquipari. Monitoramento ambiental.

Resumo

O Estado do Rio de Janeiro possui diversas lagoas costeiras que abrigam uma vasta biodiversidade. As lagunas são consideradas produtivas e ao mesmo tempo indefesas devido ao uso antrópico, podendo ser grandes fontes econômicas, assim como uma localidade ideal de lazer e recreação. Visando a avaliar a qualidade de água da laguna de Iquipari, localizada no município de São João da Barra/RJ, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e discutir os resultados oriundos das análises. Foi possível observar que os parâmetros como coliformes termotolerantes, pH e Turbidez (UNT) apresentaram valores elevados estabelecidos pela CONAMA n. 357/05. Contudo é necessário ter uma atenção à educação ambiental na localidade, assim como incentivar a preservação do meio natural em que a laguna se encontra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Batista Justino, INEA
    Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio voluntário na UENF.
  • Maria Alice Manhães dos Santos, INEA
    Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no INEA.
  • Isadora Mérida Aguiar Longo, IFFluminense
    Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no IFF.
  • Mariana Rodrigues Almeida, INEA.
    Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no INEA.
  • Raiany de Abreu Tinoco Luz, Prefeitura de Campos
    Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio na Prefeitura de Campos.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
    Professor DSc. em Engenharia Agrícola, exerceu atividade na direção do Instituto Federal Fluminense Campus Rio Paraíba do Sul – Polo de Inovação. Atualmente é coordenador na Reitoria do IFF.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Análises de monitoramento físico-químico e microbiológico da laguna de Iquipari. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 47–57, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n22017p47-57. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7602.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>