Efeito de borda ou da exploração? Demografia e estado de conservação de Euterpe edulis Martius em área protegida de floresta atlântica de terras baixas (RJ)

Autores

  • Luís Eduardo Guerra Domingos Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Conservação. Demografia. Euterpe edulis. População. Regeneração.

Resumo

Intrinsecamente, a palmeira-juçara (Euterpe edulis Martius) desperta grande interesse por sua beleza e papel-chave em comunidades de fragmentos de Floresta Atlântica, porque é explorada como recurso alimentício por uma vasta assembleia de vertebrados. O objetivo do estudo foi investigar o estado de conservação de Euterpe edulis na Reserva Biológica União (Rio das Ostras, RJ) através do estudo de sua demografia, bem como responder às seguintes questões: A população sofre efeito de borda? A escala de observação influencia sua detecção? Variáveis da estrutura da vegetação (cobertura herbácea, do dossel e sub-bosque) foram mensuradas para caracterização dos ambientes e a fim de relacioná-las com a abundância e diâmetro dos indivíduos. Os resultados indicaram que a população de palmeira-juçara estudada não sofre efeito de borda. As variáveis da estrutura da vegetação não apresentaram relação com a abundância e diâmetro dos indivíduos nos distintos estágios de vida. Todavia, a estrutura da população estudada não indica potencial para regeneração natural (localmente) da espécie (distribuição em J invertido), porque não há banco de plântulas formado. A baixa densidade e agregação, além da ausência de um banco de plântulas, junto ao diâmetro médio observado para adultos (14 cm), sugerem que a população foi drasticamente suprimida no passado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Eduardo Guerra Domingos Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestre em Diversidade Biológica e Conservação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé, Macaé/RJ – Brasil. E-mail: nogueira.luiseduardo@gmail.com.        

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Efeito de borda ou da exploração? Demografia e estado de conservação de Euterpe edulis Martius em área protegida de floresta atlântica de terras baixas (RJ). Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 165–178, 2016. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7517.. Acesso em: 18 abr. 2024.