O Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu e os seus impactos no sistema de drenagem e na estruturação urbana da Região Norte Fluminense

Autores

  • Larissa Carneiro Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Leonardo Ribeiro Moço Pessanha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Palavras-chave:

Porto do Açu. Impactos Ambientais. Sistema de Drenagem. Quaternário Costeiro.

Resumo

A construção do Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu irá ocasionar um acelerado processo de urbanização, diretamente ligado ao crescimento populacional. Ao deixar de ser suporte para atividades agrícolas e pecuárias para atender às atividades portuárias, a região terá sua dinâmica urbana, hidrológica e econômica alterada. Dada a fragilidade dos terrenos do Quaternário Costeiro, geomorfologia da região, estas áreas apresentam problemas de ocupação e estão sujeitas a inundações constantes. Para tanto, tornam-se necessários estudos da geomorfologia da região para que haja um desenvolvimento de forma planejada, sem gerar problemas futuros, tanto de natureza ambiental quanto de planejamento territorial e urbano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Carneiro Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, Brasil. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, Brasil.
  • Leonardo Ribeiro Moço Pessanha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, Brasil. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, Brasil.

Downloads

Publicado

07-01-2014

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu e os seus impactos no sistema de drenagem e na estruturação urbana da Região Norte Fluminense. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 101–118, 2014. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130017.. Acesso em: 26 abr. 2024.