Fatores morfométricos como condicionantes da ocorrência de enchentes na bacia do córrego Serafim, sub-bacia do rio Paraibuna, Juiz de Fora, MG

Autores

  • Raquel Callegario Zacchi
  • Maola Monique de Faria
  • Elaine Santiago Ferreira

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica. Fatores morfométricos. Córrego Serafim (MG).

Resumo

A bacia hidrográfica deve ser considerada uma unidade de planejamento, pois permite monitorar as atividades desenvolvidas em seu interior com vistas à preservação dos recursos naturais, já que favorece o acompanhamento das alterações naturais introduzidas pelo homem tangentes ao uso e ocupação do solo. O presente estudo tem por objetivo caracterizar a bacia hidrográfica do córrego Serafim, sub-bacia do rio Paraibuna, localizado em Juiz de Fora – MG, quanto aos seus aspectos morfométricos.Para tal delimitou-se a área da bacia que está inserida na Carta do IBGE folha Juiz de Fora SF - 23 - X - D - IV – 1, de escala 1:50.000. A bacia em questão possui área de 39,8 km2, ordem de drenagem igual a cinco e orientação a nordeste. O padrão de drenagem foi classificado como dendrítico, o que indica média capacidade de drenagem. Mediante a correlação entre os fatores morfométricos, pode-se afirmar que a bacia possui mediana susceptibilidade a enchentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Callegario Zacchi
    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos-Centro – Campos dos Goytacazes,RJ - Brasil. Doutoranda em Sociologia Política (UENF), Mestre em Políticas Sociais (UENF), Bacharel e Licenciada em Geografia(UFV). E-mail: rzacchi@iff.edu.br.
  • Maola Monique de Faria
    Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas (UFV), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (UFV), Licenciada e Bacharel emGeografia (UFV) – Viçosa, MG - Brasil. E-mail: maolageo@gmail.com.
  • Elaine Santiago Ferreira
    Licenciada e Bacharel em Geografia (UFV) – Viçosa, MG - Brasil. E-mail: elainegeo05@yahoo.com.

Downloads

Publicado

21-01-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Fatores morfométricos como condicionantes da ocorrência de enchentes na bacia do córrego Serafim, sub-bacia do rio Paraibuna, Juiz de Fora, MG. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–160, 2013. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120009.. Acesso em: 23 abr. 2024.