Gases de escapamento e a comparação de ecoeficiência entre os meios de transporte mais utilizados na cidade de Macaé-RJ

Autores

  • Diego Tudesco Moreira Rocha
  • Cristine Nunes Ferreira

Palavras-chave:

Passageiros. Transportes. Poluentes atmosféricos.

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a cidade de Macaé vem sofrendo um grande impacto no trânsito urbano devido ao crescimento no número de automóveis. Entre dezembro de 2010 e junho de 2011, por exemplo, houve um crescimento de 1.974 automóveis (DETRAN-RJ, 2011). Devido à indústria do petróleo instalada na cidade, o crescimento populacional, entre o ano 1970 e o ano 2010, por exemplo, foi de 159.507 habitantes (IBGE, 2012; TERRA e RESSIGUIER, 2011). Com a crescente demanda por transportes de passageiros, além do aumento no número de automóveis, o número de ônibus também registrou praticamente uma duplicação na frota entre os anos de 2008 e 2011 (MELO, 2008; SITMACAE, 2011). Este estudo aborda a comparação entre as emissões de poluentes atmosféricos de automóveis e ônibus, os quais são os mais utilizados pela população da referida cidade. Apesar do aumento no número de automóveis, o dos ônibus apresenta um melhor custo-benefício, devido ao fator passageiro-poluentequilômetro rodado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Tudesco Moreira Rocha
    Engenheiro Civil da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do estado do Rio de Janeiro, DER/RJ. Atualmente é membrodo corpo técnico do Movimento Ferrovia Viva - AAPEFRFFSA (trabalho voluntário em Infraestrutura de Transportes e Patologia).Possui experiência na área de Construção Civil, Contenções, Patologias e Infraestrutura de Transportes.
  • Cristine Nunes Ferreira
    Doutora em Física pela Universidade Federal Fluminense; Professora do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Gases de escapamento e a comparação de ecoeficiência entre os meios de transporte mais utilizados na cidade de Macaé-RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125–134, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110019.. Acesso em: 20 abr. 2024.