Aplicação de métodos de valoração ambiental como ferramenta para gestão de sistemas lagunares urbanos

Autores

  • Frank Pavan de Souza

Palavras-chave:

Métodos de valoração. Economia. Gestão de recursos hídricos.

Resumo

Os sistemas lagunares urbanos têm sofrido alterações em suas características físicas, ecológicas e ambientais. Observa-se a intensificação da pressão antrópica e a ausência de planejamento na implantação de serviços públicos, especificamente no que se refere à distribuição de água e ao saneamento. Percebe-se que as lagoas urbanas têm sido alvo frequente de lançamento de efluentes e ligações clandestinas. Faz-se necessário construir um modelo de gestão que permita desenvolver propostas com vistas à mitigação dos impactos ambientais decorrentes das ações antrópicas. O trabalho tem como principal objetivo apresentar os métodos de valoração ambiental que podem ser utilizados no modelo de gestão adaptativa para sistemas lagunares urbanos. Para início das investigações, realizou-se um estudo comparativo que permitiu identificar que métodos poderão ser aplicados para valorar o conjunto de aspectos verificados no entorno do corpo hídrico. Conclui-se que os métodos de valoração ambiental podem dar suporte ao Poder Público, pois por meio da economia é possível estimar custos e benefícios, empregando a análise da demanda e disponibilidade dos recursos naturais, especificamente dos recursos hídricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Frank Pavan de Souza
    Advogado, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Doutorando em Engenharia Civil pelo COPPE/UFRJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Aplicação de métodos de valoração ambiental como ferramenta para gestão de sistemas lagunares urbanos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 53–74, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100012.. Acesso em: 24 abr. 2024.