O saber dos pescadores artesanais de Macaé (RJ): subsídios para a conservação e manejo dos recursos pesqueiros marinhos

Autores

  • Evelyn Raposo da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciano Gomes Fischer Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Michael Maia Mincarone Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n22017p59-77

Palavras-chave:

Conhecimento tradicional. Pesca artesanal. Etnotaxonomia. Conservação.

Resumo

O presente estudo avaliou o conhecimento etnotaxonômico dos pescadores artesanais do município de Macaé e inventariou as principais espécies de pescados marinhos de interesse comercial da região. Foram identificadas, científica e etnotaxonomicamente, 131 espécies correspondentes a 81 nomes populares monomiais e a 66 binomiais. Os resultados mostraram que o principal critério para identificação/classificação do pescado é baseado em características morfológicas; no entanto, critérios como ontogenia e habitat também são utilizados. O estudo concluiu que o conhecimento tradicional local constitui uma importante fonte de informação e deve ser considerado no processo de formulação de estratégias de manejo e conservação dos recursos pesqueiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evelyn Raposo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé (NUPEM/UFRJ) - Macaé/RJ - Brasil. E-mail: evelynraposo.bio@gmail.com
  • Luciano Gomes Fischer, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutor em Oceanografia Biológica (FURG). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Macaé/RJ – Brasil. E-mail: luciano.fischer@gmail.com.
  • Michael Maia Mincarone, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutor em Zoologia (PUCRS). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Macaé/RJ – Brasil. E-mail: mincarone@gmail.com

Downloads

Publicado

28-12-2017

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O saber dos pescadores artesanais de Macaé (RJ): subsídios para a conservação e manejo dos recursos pesqueiros marinhos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 59–77, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n22017p59-77. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/10021.. Acesso em: 23 abr. 2024.