Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego constitui-se numa publicação periódica científica semestral do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), que tem por finalidade publicar contribuições originais para suporte à decisão no campo ambiental, debatendo questões relacionadas a problemas e conflitos ambientais existentes no mundo e no Brasil. Os temas de maior interesse da Revista são: "Avaliação, Gestão e Conservação Ambiental”, “Avaliação Ambiental e Geotecnologias”, “Gestão e Planejamento de Espaços Territoriais Especialmente Protegidos”, “Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos", "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação”, “Conservação de Energia e Energias Renováveis”, “Gestão Ambiental das Cidades, Gerenciamento de Resíduos e Efluentes” e “Tecnologias Ambientais e Inovação Industrial" entre outros temas correlatos.

O Boletim está disponível no formato eletrônico on-line em Open Access e também no formato impresso até o v.9 n.1. Publica, após processo de avaliação entre pares, contribuições inéditas nos idiomas português e inglês. Este periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos.

ISSN versão eletrônica: 2177-4560

ISSN versão impressa: 1981-6197 (até o v.9 n.1)

 

O periódico conta com:

Corpo Editorial:

a- Editor Assistente;

b- Comitê de Editores Associados do Boletim;

c- Conselho Editorial da Essentia;

d- Equipe editorial: diagramadores, revisores de língua portuguesa e estrangeira, revisor técnico.


Julgadores ad hoc:

Serão escolhidos pelo Editor Assistente e/ou Comitê de Editores Associados do Boletim de acordo com as necessidades, respeitando a exigência mínima do título de Doutor ou Mestre, com preferência a julgadores de outras universidades/instituições.

Os acadêmicos convidados para integrar os conselhos deverão ter curriculum Lattes atualizado ou curriculum resumido, onde constem titulação, experiência acadêmica e produção mais relevante em caso de procedência estrangeira, conservando-se uma cópia nos arquivos da revista. Os julgadores fazem jus a uma declaração da Essentia Editora, expedida após o lançamento do número/volume, como comprovante de sua colaboração como avaliador.

 

O periódico incluirá as seguintes seções: artigo original e artigo de revisão.

 - Artigo original: contribuição destinada a divulgar os resultados de pesquisa original (de 8 a 25 laudas);

- Artigo de revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, contendo obrigatoriamente conclusões (de 8 a 25 laudas).

 

O periódico poderá incluir coleções ou números especiais, sempre que necessário, observando as mesmas normas editoriais.

O tempo de tramitação das colaborações remetidas para publicação será de até 6 (seis) meses para emissão de parecer e de até 8 (oito) meses para sua publicação, em caso de aceite.

Serão procuradas fontes de financiamento permanente e parcerias ocasionais.

A revista está indexada em bases de dados nacionais e internacionais, assim como em organismos de códigos de domínio, buscando, para esse fim, atingir os critérios por eles estabelecidos. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais e de revisão serão submetidos a um processo de revisão por pares duplo-cego (double blind review). Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria. Os trabalhos serão enviados a 2 (dois) pareceristas externos especialistas dentre os membros dos conselhos editorial e consultivo ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito para publicação. Em caso de empate, o artigo será enviado a um terceiro avaliador, com características similares às dos anteriores, que emitirá decisão definitiva. Os editores da revista encaminham a solicitação de avaliação para o julgador com um formulário de padrão detalhado (modelo em DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO) que ao final deverá conter as opções de recomendação para o artigo: ACEITO (aceitação incondicional), REVISÕES REQUERIDAS (aceitação condicional) ou REJEITADO (não aceitação). Todo o processo de revisão é realizado por meio do Sistema Open Access Journals (OJS). Os artigos ACEITOS seguem para revisores de língua portuguesa, estrangeira e de normas técnicas da ABNT. Os artigos REJEITADOS são arquivados. Os autores recebem comunicação por e-mail do resultado final e podem consultar a situação do manuscrito pelo sistema em qualquer uma das etapas. O autor deverá manter seus dados cadastrais atualizado.

Periodicidade

O Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego é uma publicação quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista é de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está livre e gratuitamente disponível  para o usuário ou para sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor, e sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis ao próprio acesso a uma conexão à Internet. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto apresentada pelo BOAI (Budapest Open Access Initiative).